Solo de “Ovelha Negra” – Rita Lee & Tutti-Frutti
Olá, amigos!
A transcrição dessa vez, é do icônico solo do guitarrista Luiz Carlini, numa música que marcou definitivamente o rock and roll brasileiro dos anos 1970!
A gravação é de 1975, do clássico álbum “Fruto Proibido”, de Rita Lee & Tutti-Frutti. Trata-se de um solo muito simples, mas muito marcante, pois logo você sai por aí solfejando-o, ou seja, tem muito valor. Tecnicamente, é baseado em bends (técnica de puxar a corda), de um semitom, em sua maior parte, sempre com muita interpretação, fazendo as notas “cantarem” com vibratos.
Sua estrutura é construída praticamente com três frases em torno de tríades, utilizando o shape de D, nas três primeiras cordas. O motivo inicial, tem uma variação na segunda frase e se repente na terceira, sendo que é acrescentado um bend de um tom, após um a nota de apoio, para a conclusão. O interessante é que a harmonia está no tom de ré maior, mas a base do solo é a mesma do refrão, onde tem modulações, e o Carlini conseguiu criar cada frase para o trecho de dois acordes por compasso, com exceção do último compasso, que tem uma nota apenas, no momento que a harmonia tem um acorde dominante, A7, fazendo uma variação com A7/Sus4.
Espero que curtam este solo, também!
Confiram a transcrição e o vídeo abaixo.
Bons sons e um abraço!
Milton Medusa.