Transcrição de “O Blues do Rock” – Medusa Trio
Olá, amigos!
Para comemorar o Dia Mundial do Rock, decidi publicar a transcrição de “O Blues do Rock”,de minha autoria, na gravação do Medusa Trio, registrada no álbum “Medusa Trio 10 Anos!”.
Esta composição me representa muito, por ter sido o primeiro tema instrumental que registrei num álbum, o cd “G.U.I.T.A.R.”, lançado em 2004, com os professores de guitarra da EM&T e, principalmente, por ter apresentado-a com o Medusa Trio, no Programa do Jô, na Rede Globo de Televisão, em novembro de 2007.
Transcrevi o riff principal, na introdução, e o tema solado. Trata-se de uma forma de blues tradicional, em doze compassos, no tom de Lá maior e em compasso quaternário, mas em levada de shuffle (com swing fell). Sua característica principal, se dá pela pegada mais pesada, além de apresentar licks característicos de rock. Portanto, seria uma concepção de se tocar blues do ponto de vista de um rockeiro, unindo as duas linguagens que se conectam desde o nascimento do rock and roll!
O riff é construído com power chords e tríades, tocadas harmonicamente e em forma de arpejos. Vale destacar, que para cada grau da harmonia, a modulação segue a mesma cadência: I, VIIb e IV. Exemplos:
A , G e D/F#; D, C e G/B e E, D e A/C#.
Na melodia, o tema se desenvolve na linguagem de blues, utilizando os intervalos de terças menores e maiores, escalas pentatônicas maiores com blue notes, além do modo mixolídio para cada grau da harmonia, respectivamente. Na parte técnica, utilizo muitos bens de 1/4 de tom, 1/2 tom e um tom, também, além de ligaduras ascendentes e descendentes. As células rítmicas utilizadas nas partes mais rápidas, são sextinas e suas pausas, demonstrando frases com origem no estilo hard rock, mas respeitando a forma musical do blues.
Acabei não transcrevendo os solos de improviso e nem os arranjos seguintes, mas a linguagem utilizada é a mesma citada acima.
Espero que curtam este som e deixem sua opinião, por favor!
Muito obrigado por acompanharem as minhas postagens e viva o Rock and Roll!!!
Abraços,
Milton Medusa.
Confiram o vídeo e a partitura abaixo: