Two-Handed Tapping
Olá, amigos!
O assunto dessa vez é sobre uma técnica que gosto muito, o Two-Handed Tapping!
Eddie Van Halen foi o guitarrista que apresentou ao mundo essa técnica incrível e que influenciou toda uma geração de músicos. Steve Hackett, do Genesis, é apontado como o primeiro músico a desenvolver essa técnica, mas, certamente, o Eddie foi o que chamou a atenção de todos, principalmente por sua performance na música “Eruption”, do álbum de estreia do Van Halen, em 1978.
Como comecei a tocar guitarra na década de 1980, essa técnica me pegou em cheio e, aos poucos, fui entendo-a até ter um bom domínio. Então, vou apresentar uma introdução à essa técnica, que tem como característica principal, o uso da mão direita martelando na escala da guitarra, para alcançar notas mais agudas, enquanto a mão esquerda faz ligaduras.
Utilizei a escala pentatônica de Em, como exemplo, pois ela possui somente notas naturais e é possível utilizar as cordas soltas. Nestes exemplos, utilizei apenas a primeira corda. chamada mi, que é a tônica da escala. Escolhi o padrão rítmico em tercinas de colcheias, além da sequência com a martelada da mão direita, na casa doze, enquanto a mão esquerda faz ligaduras no sentido ascendente, incluindo a corda solta.
Segue uma série de exercícios escritos e com os exemplos em vídeo. Espero que gostem desse primeiro contato com o two-handed tapping!
Abraços,
Milton Medusa.
Foto: Duda Conte.