23 de agosto de 2020

|

por: Milton Medusa

|

Categorias: Aulas de Guitarra, Guitar solo, Medusa Trio, Técnicas de guitarra

Pedal point

Olá, amigos!

O assunto dessa coluna é a técnica de pedal point, que também a chamo de Licks com cordas soltas, nesse caso. Essa técnica consiste em manter uma nota constante, uma corda solta, portanto, alternando com outras notas presas, de uma determinada escala. O lendário guitarrista Ritchie Blacmore, do Deep Purple e Rainbow, foi um dos primeiros a desenvolver bem essa técnica, em solos antológicos, como os das músicas “Highway Star” e “Burn”, do Deep Purple. Eu a utilizo bastante, também, nos solos das minhas composições com o Medusa Trio e vou apresentar-lhes alguns exemplos.
O primeiro é da música “Ondas Rolando no Mar”, onde toco a frase final do solo com essa técnica. A escala utilizada é o modo de sol mixolídio, somente com notas naturais, e a célula rítmica escolhida é a da semicolcheia. Eu alterno notas palhetadas com pull-offs (ligaduras descendentes). Ao final, tem um harmônico artificial, seguido de um “mergulho” com a alavanca de tremolo.

 

 

 

No vídeo, demonstro variações dessa mesma frase, utilizando outras escalas como a maior e menor, tanto no sentido descendente como no ascendente. Você pode desenvolver essa ideia nas outras cordas soltas, assim como nos outros modos gregos, como o mixolídio, na segunda corda, que é o utilizado por Angus Young, na música “Thunderstruck”.

 


Por último, tem uma frase utilizada no meio do solo da música “Libertadora”, onde utilizo a escala de fá sustenido menor com a célula rítmica da tercina, aproveitando que a composição foi feita em ritmo de shuffle. Essa frase é executada com a primeira corda solta, durante o riff criado no acorde de mi maior, gerando assim o modo mixolídio. Vale ressaltar que transcrevi a ideia principal do pedal point, mas, depois dessa exposição, toco o solo livremente, já que sempre acabo improvisando algo nesse trecho, para alterar o padrão rítmico inicial.

 


Espero que tenham gostado dessas ideias que eu curto muito e bons sons para todos!

Abraços,

Milton Medusa.

 

Foto: Deca Pertrini.