Ligação de guitarra em estéreo
Olá, amigos e amigas!
Gostaria de falar a respeito de uma ligação muito interessante, que é a ligação da guitarra em estéreo. Ao longo dos anos, vi muitos guitarristas que são referências para mim utilizarem este recurso, como Andy Summers e Steve Morse, além dos brasileiros Mozart Mello, Wander Taffo, Frejat e Robertinho de Recife. Esta ligação é feita através de alguns pedais ou multiefeitos que dividem o sinal de saída para dois amplificadores, da seguinte forma:
Utilize pedais com saídas em estéreo, como o Chorus, Digital Delay ou Digital Reverb, e dois amplificadores iguais, de marca e potência preferencialmente. A saída direta de um Chorus, por exemplo, vai para o amplificador da esquerda (olhando de frente, na perspectiva do público), que reproduzirá o som direto, sem efeito. Já a saída comum, será ligada no amplificador da direita, que por sua vez reproduzirá o som com efeito. Na minha visão, essa ligação gera uma sensação de ambiência em camadas, como se o som estivesse em movimento, que proporciona frequências muito ricas, tanto harmônicas quanto rítmicas.
No vídeo abaixo, fiz uma comparação entre a tradicional ligação mono e a ligação em estéreo, tocando a música “Is this love”, do Whitesnake. Para tal, utilizei os seguintes pedais da marca Boss, nesta ordem: Chromatic Tuner TU-3, Line Selector LS-2, Chorus Ensemble CH-5, Digital Delay DD-3 e Digital Reverb DR-5, sendo que na ligação em estéreo eu não usei o DR-5, pois dividi o sinal de saída através do DD-3. Comparem a diferença!
Abraços e bons sons!
Milton Medusa.
Foto: Renata Pereira.